Posto de Saúde considerado modelo está sem dentista desde junho do ano passado

No entanto, ao que parece os serviços já estão normalizados, e nesta quarta-feira (6) pela manhã, o clima era de tranquilidade entre os usuários que aguardavam atendimento. Para a dona de casa Keitiane Maniçoba, o Posto de Saúde de Mirassol nem se compara aos demais, principalmente aos da zona Norte. “Em outros Postos de Saúde, como os que têm na periferia da zona Norte, falta tudo, médicos, remédios e equipamentos estão quebrados. Mas aqui, a realidade é bem diferente, antes de ser atendida já da pra perceber a organização”, disse Keitiane.

Para a autônoma Guaraci de Lima, apesar do atendimento no Posto de Saúde de Mirassol ser um dos melhores, soluções práticas resolveriam alguns problemas ainda existentes. “O serviço aqui no Posto de Saúde de Mirassol está melhorando, comparado ao caos de antes, quando faltava clínico geral e outros médicos, e quase sempre voltávamos para casa sem receber o atendimento. Agora tem os médicos necessários, mas ainda precisa melhorar o serviço em relação aos exames médicos, pois temos que sair daqui para a Ribeira para poder marcar exames, e isso poderia ser feito por aqui mesmo”, afirmou Guaraci.

O Posto de Saúde de Mirassol atualmente conta com médicos ginecologistas, clínicos gerais e pediatras, no entanto, desde junho de 2012, não há dentistas atendendo na unidade.

De acordo com a administradora do Posto de Saúde de Mirassol, Janilma dos Santos, a falta de dentistas é um problema que afeta quase todas as unidades de Natal. “Estamos sem dentista desde junho do ano passado, devido à falta de equipamentos. Infelizmente esse problema não acontece só nessa unidade, mas em muitas ouras. Mas assim como outros problemas já foram solucionados, acredito que em breve, o serviço voltará a ser oferecido para os usuários”, afirmou Janilma.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SMS, Francisca Valda da Silva, uma equipe está empenhada em resolver os problemas de falta de dentistas nos Postos de Saúde e em breve, o atendimento desses profissionais será retomado. “Estamos fazendo um redimensionamento desses profissionais, para saber como está a distribuição deles, e regularizar caso não esteja de acordo com a necessidade do local. Em relação aos equipamentos, a equipe responsável pelo setor de compras já realizou o pedido e o processo está em andamento. Ainda não há prazo definido para que todos os postos de saúde estejam com dentistas atendendo, mas o quanto antes essa questão será resolvida. Hoje a tarde o secretário de Saúde se reunirá com o colegiado e tentarmos definir os próximos passos para oferecer á população o serviço de saúde em toda sua plenitude”, afirmou Francisca Valda.

Deixe seu comentário


Notícias

ABO

No Facebook

ABO

No YouTube

ABO

No Instagram