ABO NACIONAL LAMENTA MORTE DE ZILDA ARNS

A médica pediatra Zilda Arns destacou-se pela efetividade do trabalho da Pastoral da Criança contra a mortalidade infantil, através do qual nos mostrou como realizar um trabalho social de baixo custo e de alta resolutibilidade. Através do trabalho de voluntários, ensinava cuidados de alimentação e higiene, aproveitamento de alimentos usando tudo o que é nutritivo, como casca de ovo e plantas medicinais.

Esse trabalho da Pastoral foi a base para a criação do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), mais tarde transformado em política de saúde pública, disseminada através da estratégia Saúde da Família.

Seu trabalho social era reconhecido não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, com destaque para ações desenvolvidas em toda a América Latina e na África.

Sua proximidade com a ABO aconteceu da perfeita parceria em defesa dos temas relacionados à área da saúde, em especial das políticas de saúde bucal voltadas ao resgate da imensa dívida social que nos fez sermos chamados de “país dos desdentados”. Como conselheira nacional de saúde, função ocupada até sua morte, acumulada com tantas outras, foi homenageada pela ABO por sua atuação na defesa dessas políticas.

Os membros dos conselhos Executivo, Deliberativo e Fiscal da ABO Nacional, consternados com o terrível acontecimento, lamentam a perda da Dra. Zilda Arns, solidarizam-se com os familiares de todos os atingidos por tamanha fatalidade e colocam-se à disposição das autoridades para colaborar em tudo o que for possível para amenizar esses momentos de dor que atingem todos os brasileiros e nossos irmãos haitianos, assim como encorajam os mais de 220 mil cirurgiões-dentistas que a entidade representa a colaborar com as mais diversas possibilidades de ajuda oferecidas à população haitiana. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha recebe doações on-line para ajudar as vítimas do terremoto.



Newton Miranda de Carvalho
Presidente

Marco Aurélio Blaz Vasques
Secretário-geral

Deixe seu comentário


Notícias

ABO

No Facebook

ABO

No YouTube

ABO

No Instagram