ABO-RN defende aprovação do PL que inclui CD em UTIs

ABO-RN tem defendido a união da Odontologia Brasileira em prol da aprovação do Projeto de Lei 2779/08, que torna obrigatória a presença do Cirurgião-Dentista nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), bem como em clínicas ou hospitais, públicos ou privados, que existam pacientes internados.
Situação do PL 2776/08

O PL 2776/08 está na Comissão de Seguridade Social e Família, onde tem, como relator, o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), ex-ministro da Saúde. Em maio, por solicitação do próprio deputado Mulim, a comissão promoveu uma audiência pública, da qual participaram, além de cirurgiões-dentistas, gestores e especialistas em saúde pública. Como a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Maria Christina Brunetti. De acordo com ela, que é favorável ao projeto, "o paciente que vai para a UTI é um paciente que está imunocomprometido". A falta de higiene bucal propicia o acúmulo de placa bacteriana. Essas bactérias, explicou a doutora, podem ocasionar pneumonia e causar a morte do paciente internado por outro problema.
Na mesma audiência, o autor do projeto e requerente da audiência argumentou que a proposta não vai causar aumento nos custos. "Se, por um lado, há um aumento no número de profissionais, por outro, há diminuição considerável no gasto com medicamentos", disse o deputado, na ocasião.

Deixe seu comentário


Notícias

ABO

No Facebook

ABO

No YouTube

ABO

No Instagram